JANELA DE SKINNER

Psicólogo Clínico Analítico-Comportamental de Terceira Geração e Cognitivo-Comportamental baseada em Evidências Consultório: Av. Coronel Carneiro Júnior Condomínio Dona Helena, Sala 905.

Minha foto
Nome:
Local: Itajubá, MG, Brazil

PSICÓLOGO CLÍNICO (CRP04/31070) MESTRE EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PELA PUC-SP E DOCENTE NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ SITE DE ATENDIMENTO CLÍNICO: http://terapeutacognitivocomportamental.webs.com/

5.5.06

EXTINÇÃO

Processo que consiste em não mais apresentar um reforçador anteriormente apresentado de modo contingente a uma resposta do organismo. Quando a Extinção começa é esperado que a freqüência da resposta aumente para só depois começar a cair lentamente até que a probabilidade de ser emitida alcance índices próximos de zero.

A Extinção é considerada um modo efetivo para se eliminar uma resposta do Repertório Comportamental (o conjunto de suas relações com o ambiente) de um indivíduo.


PUNIÇÃO - UMA RELAÇÃO QUESTIONÁVEL

Todos os esquemas são formas de se apresentar um reforçador. E como todos sabem, um reforçador tem como característica definidora a sua capacidade de aumentar a freqüência de um comportamento ao qual ele for contingente.

Mas além da Extinção haveria outro modo de se baixar a freqüência de um comportamento? Sim, há. Mas com sérios efeitos colaterais tanto para quem aplica como para quem sofre (literalmente) a aplicação.

Mas o que é Punição? Não é o mesmo que castigo... Punição se refere à operação de se apresentar um estímulo aversivo (aquele que aumenta a probabilidade de uma resposta que o remova), ou de se retirar um estímulo reforçador positivo de modo contingente a uma dada resposta, acarretando a diminuição temporária da freqüência dessa mesma resposta.

Como exemplo da primeira operação, um sujeito experimental (rato branco) dentro de uma câmara experimental leva um choque de baixa voltagem para todos os comportamentos que não seja o de pressionar a barra. Se, e apenas se, ele pressionar a barra ele eliminará o choque (enquanto pressionar a barra). O sujeito aprende rápido. Mas aprende rápido não só o pressionar a barra como também outros efeitos colaterais da punição.

Se os intervalos entre o pressionar a barra e o próximo choque forem curtos o sujeito se transformará em uma máquina de pressão a barra, no que nós chamaríamos de autômato. Isto nos mostra que o choque não apenas ensinou o sujeito a pressionar a barra, mas que também suprimiu uma ampla gama de outros comportamentos que eram positivamente reforçados. Ou seja, toda a câmara se tornou aversiva, o sujeito não abandona mais a ‘sua’ barra, a única coisa capaz de salvá-lo dos males da vida.

Já como exemplo da segunda operação de punição, temos uma mãe que "toma" o brinquedo do filho, devido ao ''tumulto" provocado pelo brincar da criança.

Um outro efeito colateral da punição que se mostra muito preocupante é o Contra-Controle, ou seja, o revide, o agir com agressividade quando tratado deste modo.

Assim, com o resumidamente exposto, podemos afirmar (como sempre é o caso aqui, apoiados em resultados de pesquisas) que a punição transforma a própria pessoa que a aplica em um choque. E como o sujeito do exemplo, também tentamos desligar os choques que incidem sobre nós, como não atendendo aquele amigo ‘chato’, faltando as aulas daquele professor ‘rabugento’, não elogiando as pessoas quando as coisas dão certo, mas apenas reclamando quando elas dão erradas, etc.

Vale a pena ressaltar os sentimentos gerados por este tipo de relação com o ambiente. Quando se é punido por alguma resposta, os sentimentos que podem ser gerados são os de raiva, de se sentir manipulado pelos outros, sentimentos de que algo está sendo imposto a você, de que você está sendo obrigado a agir de determinada forma.

Muitos dos problemas psicológicos se devem à punição. Como resultado de sua aplicação constante podem ser utilizadas diversas rotas de fuga (como a barra para o rato), sendo algumas delas: a Depressão, o Suicídio, o Abuso de Drogas, etc.

TECNOLOGIA E APLICAÇÃO


A Análise Aplicada do Comportamento abarca:

Ensino Programado na Escola

Modificação do Comportamento nos Hospitais Psiquiátricos

Análise Clínica do Comportamento (transtornos diversos)

Medicina Comportamental

Análise do Comportamento Organizacional

Análise do Comportamento de Distúrbios do Desenvolvimento

Análise do Comportamento no Esporte

Orientação Profissional

Psicopedagogia Comportamental

Análise do Comportamento do Consumidor

Análise do Comportamento para Dor Crônica

Análise do Comportamento para Dependência de Drogas

Análise do Comportamento para Distúrbios de Leitura e Escrita

Análise do Comportamento para as Relações Interpessoais

Análise do Comportamento nas Instituições Públicas

Planejamento de Culturas e Sociedades

Estas são apenas algumas áreas onde é possível a aplicação da tecnologia comportamental. A análise do comportamento possui atualmente 96 técnicas diferentes para a modificação do comportamento-problema.

PARA SABER MAIS...

Sobre o Behaviorismo
.
B.F.Skinner, Editora Cultrix - Esclarecimento quanto aos equívocos e dúvidas mais frequentes em relação a filosofia do behaviorismo radical.

Ciência e Comportamento Humano
.
B.F.Skinner, Editora Martins Fontes - Visão gral sobre as causas do comportamento, conceitos teóricos e controle social.

Coerção e suas implicações. Murray Sidman, Editora Psy - Exposição detalhada do controle aversivo e suas consequências nocivas para a sociedade.

Walden II. B.F.Skinner, Editora Pedagógica e Universitária - Um romance sobre uma sociedade governada por reforço positivo e não coerção.

SOBRE O LABORATÓRIO...

Processos Básicos de Laboratório I e II - Fonte - Programa de Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP.




18 Comentários:

Anonymous Debora Sales disse...

Muito interessante seu blog, uma leitura realmente esclarecedora e de fácil compreensão para os estudantes

2:17 PM  
Anonymous Mariana disse...

hei Davi... vc tinha q fazer maaais propaganda desse blog! Ele é realmente mto bom! Vai ter partes dele na minha monografia... certamente q vai!

1:33 PM  
Anonymous Felipe Souza disse...

Davi, parabéns pela aprovação!!! A Gucha que me contou desta conquista.
Fiquei emocionado com o teu blog, uma aula de AC, lembrei do 1º ano de faculdade.

7:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Davi,

Parabéns pelas sua conquistas!
Muito bom o seu blog !
Boa Sorte nesse novo caminho e que ele o leve a muitos outros...

Ana Cristina Noronha Facioli

7:16 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog vou indicá-lo para meus colegas que participam do Grupo de Estudo Sobre Análise do Comportamento no estado do PI.

8:56 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog pois o mesmo é bastante didático vou utilizado no Grupo de Estudo de Análise do Comportamento-GEAC aqui em Teresina no PI. Cristiane

9:00 PM  
Anonymous Damaris Novaes Cardoso disse...

Nossa!! MuiTo show..seu blog..
Me ajudou muito ..pois estou no 1º ano ..
Muito interessante..
Concerteza..
vou passar para meus amigos..
Abraços ..
E Parabéns..

11:13 AM  
Anonymous Natália Marques disse...

II ENCONTRO NORDESTINO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO e XII ENCONTRO CEARENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Local: Fortaleza-CE

Palestrantes confirmados:
Roberto Banaco; Maria Amália Andery; Denis Zamignani; Júlio de Rose; Marcelo José Machado Silva; Nazaré Costa;Júlio César Coelho de Rose; Sérgio Vasconcelos de Luna

Realização: LIGA DO COMPORTAMENTO -UFC:
Informações:
http://geocities.yahoo.com.br/eneac.fortaleza

3:47 PM  
Blogger Karine disse...

tive uma ótima leitura.
tem um modo didático de se exprimir.

parabens

Karine Göss

9:32 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Gostei do resumão. Parabéns!
Simone

7:50 AM  
Blogger Simone Ruda disse...

Seu blog está muito rico.
Graças a Deus os sites de buscas nos levam a caminhos como o seu.
Bjos

7:52 AM  
Blogger Thalita, disse...

Obrigada again! ;)

12:35 AM  
Anonymous Anônimo disse...

ProfºDavi, seu blog está perfeito!Sou aluna do 4° período de Psicologia,tenho uma pesquisa para fazer sobre Comportamento de Fuga para dia 03/08, já li vários artigos e ainda estou com dificuldade para diferenciá-lo do comportamento de Esquiva. O que vc sugere para mim falar sobre Fuga? Meu e-mail é roseli-prudente@hotmail.com

1:30 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Ola Davi,estou aki dando uma fuçada no paradigma e o q axo? Seu blog, nao acredito que vc nao me disse sobre seu blog, realmente concordo com o pessoal de que vc deveria fazer mais propaganda...logo eu, sua discipula...rsrs...nem sabia de mais uma fonte para minhas consultas..Parabens mestre!!Ate mais!!

Laura Martins

5:01 PM  
Blogger -----Mënïn@MULHëЯ----- disse...

Boa Noite, Davi! Se possível gostaria que me ajudasse a entender como ocorre o processo de modelagem do ser humano através do reforço positivo e reforço negativo, sou aluna do curso de Pedagogia e estou com dificuldades nessa matéria, se puder me ajudar, eu agradeço.
Meu e-mail é: jenniffersorjoani@live.com

8:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Boa Noite, Davi! Se possível gostaria que me ajudasse a entender como ocorre o processo de modelagem do ser humano através do reforço positivo e reforço negativo, sou aluna do curso de Pedagogia e estou com dificuldades nessa matéria, se puder me ajudar, eu agradeço.
Meu e-mail é: jenniffersorjoani@live.com

8:01 PM  
Blogger Andrei de Nazareth Rodrigues Linhares disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:56 PM  
Blogger Andrei de Nazareth Rodrigues Linhares disse...

Visitem o Blog http://manifestobehaviorista.blogspot.com.br/

B. F. Skinner | Download dos Livros, Artigos Científicos, Entrevistas, Capítulos de Livros, Prefácios e Outros...

Lista de Download:

1.Ciência e Comportamento Humano

2.Walden II

3.Sobre o Behaviorismo

4.O Comportamento Verbal

5.O Mito da Liberdade

6.A Análise Operacional de Termos Psicológicos

7.O Que e Comportamento Psicótico

8.O Papel do Meio Ambiente

9.Entrevista Revista Veja – Ano 74

10.Vida Interior

11.Humanismo e Behaviorismo

12.Seleção Por Consequências

13.Entrevista Revista Veja – Ano 83

14.A Evolução do Comportamento

15.O Que Esta Errado Com a Vida Cotidiana No Mundo Ocidental

16.Uma Alternativa Humanista aos 12 Passos do A.A.

17.Comportamento Governado Por Regras

18.A Psicologia Pode Ser Uma Ciência da Mente?

19.O Eu Iniciador

20.O Lado Operante da Terapia Comportamental

21.O Lugar do Sentimento na Análise do Comportamento

22.Um Breve Exame do Comportamento Operante

Baixe e Aproveite!!!

2:18 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início